ESTRUTURA ACADÊMICA
Estrutura Acadêmica
A estrutura acadêmica e a proposta curricular do PPGEF-UnB têm como objetivo oportunizar uma formação acadêmica ampla visando à formação de professores, pesquisadores e profissionais altamente qualificados, conforme disposto no Perfil do Egresso. Ao mesmo tempo, disciplinas de caráter mais específico, vinculadas às linhas de pesquisa, garantem o aprofundamento necessário a um curso de pós-graduação stricto sensu.
A estrutura acadêmica do programa, recentemente atualizada, abrange os cursos de mestrado e doutorado em Educação Física e organiza-se a partir de duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa, conforme disposto abaixo:
Área de Concentração 1 - Estudos do movimento humano, desempenho e saúde
Linha 1.1 - Aspectos fisiológicos e mecânicos do exercício e do desempenho
Ementa: Estudos sobre fatores fisiológicos e biomecânicos no exercício físico e desempenho em diferentes idades, níveis de condição física, e estados de saúde. Compreensão integrativa sobre o desempenho dos sistemas cardiovascular, respiratório e neuromuscular em resposta ao stress e ao exercício físico agudo e crônico. Investigação sobre fatores biomecânicos que condicionam e determinam a sobrecarga mecânica no movimento humano e seu desempenho.
Linha 1.2 - Aspectos comportamentais e epidemiológicos da atividade física relacionada à saúde
Ementa: Estudos sobre aspectos motores, psicológicos, cognitivos e funcionais envolvidos na prática da atividade física relacionada ao desenvolvimento humano e à saúde. Implementação e avaliação de programas de atividade física para indivíduos e grupos em diferentes idades com desenvolvimento típico ou grupos especiais. Investigação sobre os determinantes da prática de atividade física, sua prevalência e tendências temporais.
Área de Concentração 2 - Estudos socioculturais, políticos, pedagógicos e psicológicos da educação física
Linha 2.1 - Aspectos políticos, pedagógicos e psicológicos do esporte
Ementa: Estudos sobre as dimensões sociais, econômicos e políticas do fenômeno esportivo, bem como dos elementos técnicos, pedagógicos e psicológicos que envolvem sua prática e experiência.
Linha 2.2 - Aspectos socioculturais, educacionais e de promoção da saúde das práticas corporais
Ementa: Estudos sobre práticas corporais em contextos interculturais, educacionais e da promoção da saúde, com fundamento em referenciais teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais.